quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Reflexões de meu Jardim Secreto: O Lugar onde ninguém mais pisou

    Preciso esclarecer algumas coisas, para mim, e para outros que porventura venham a ler as reflexões de meu Jardim. “O MEU JARDIM É MEU!” Talvez seja essa a mensagem que substitui o costumeiro “Seja Bem Vindo”, que estamos acostumados a ler nas entradas de cidades, restaurantes, empresas, órgãos públicos e tapetes de apartamentos e casas. Aqui, reservo o direito de ser apenas eu, despido de toda “educação hipócrita” na qual fielmente acredito e sigo.
    Em meu Jardim não há regras, não existe gramática, não há definição clara de certo ou errado e também não pode haver espaço para o raciocínio lógico que tanto defendo. Existem muitas coisas que não podem ter lugar entre as flores e plantinhas do meu Jardim. Se eu fosse listá-las, com toda certeza levaria a vida inteira para descobrir todas. Nele, tudo é mágico, encantador e perfeito. A Lei do meu Jardim é Selvagem, governada pelos meus instintos mais primitivos. É assim, neste Lugar Mágico que as coisas acontecem.


Vou lhes contar a História Mágica do meu Jardim Secreto.
    Se você tenta imaginar que tipo de lugar é o meu Jardim Secreto, tenha certeza, de que é o mais bonito que existe. Bem no centro há uma Rosa Vermelha, suas pétalas rubras são de veludo perfeito. Quando chove, as gotas que se acumulam nelas brilham como diamantes sob a Luz da Lua Cheia. Seu caule é de um verde muito vivo, tem espinhos de todos os tamanhos e a Flor Perfeita não pode ser colhida. Ás vezes, ao acariciá-la sem o cuidado devido, furo um de meus dedos e me afasto entristecido. Mas o encanto do seu Perfume Mágico é muito poderoso, e me alcança a muitas milhas de distância. O seu Aroma Único é mágico e exala carinho, compreensão, boa vontade, companheirismo, cuidado e acima de tudo Amor Incondicional.
    Ao redor da Rosa, que pode ser vista de todo o Jardim, há uma Praça Mágica. Lá é onde passo a maior parte das minhas horas. Seu piso muda de forma, hora é feito de Pedras Preciosas, hora de Lascas Pontudas do Cascalho da Grande Montanha. O Tamanho também pode variar, pequena ou vasta, o importante é que: A Praça Mágica guarda em seus canteiros as Flores mais queridas, as que têm características especiais, mágicas, e que o Jardineiro cuida com mais afinco. (Jajá falarei do Jardineiro.)
    Em um canteiro especial do lado direito da Flor Perfeita, está O Cravo. Ele, como quase todas as outras Flores no meu Jardim é mágico. Do seu Lugar Mais Alto cuida e vigia todas as Plantas para o Jardineiro. O Cravo é forte, imponente e sábio. Quando o Vento sopra e amedronta a Rosa, e as outras flores, O Cravo encara a Ventania do Sul e canta A Mais Bela Melodia. Tal canção acalma a Flor Perfeita e as outras plantas. Sobre mim o efeito dO Cravo é devastador. Sua música mágica tanto pode alegrar como entristecer, sua sabedoria pesa sobre mim como uma Meta. Além da Música O Cravo também pode Polinizar o Caminho Certo, ele se balança e joga seu Pólen Dourado, dizem que é ouro de verdade, ao sabor do Vento Suave do Norte e indica o Caminho Certo aos Viajantes da Grande Montanha. Eu, pelo menos, já encontrei várias vezes meu Rumo Correto seguindo o brilho lançado pelO Cravo.
    Em frente a Rosa Vermelha o Jardineiro plantou uma Semente Pequenina. Ainda não se sabe seu poder, mas como todas as plantas são mágicas no meu Jardim Secreto, ela não seria diferente. Quando se põe o pé pra dentro dO Muro a presença da Sementinha é sentida. Ela emana um carinho puro e destituído de malícia. Chegar perto dela é arriscado, pois pelo menos eu, não resisti ao seu encanto e comecei a amá-la com todo meu ser. Sua cor é um tom de verde bem claro, tão brilhante como o Mais Puro Sorriso. Seu Broto é muito sensível, e as vezes se as Flores, ou eu, fazemos algo que entristece a Semente Pequenina, ela se recolhe pra dentro da terra. Por isso peço sempre ao Jardineiro para ter um cuidado especial com a Sementinha.
    Em um canteiro mais afastado, debaixo do Grande Carvalho, estão as Pequenas Grandes Bonsais. As plantas mais antigas do meu Jardim Secreto contam que quando elas brotaram na Praça as Pequenas Grandes Bonsais já estavam lá há eras. Elas são as plantas mais frágeis de todo o Jardim, mas também são as mais experientes. Dificilmente fazem algo de diferente da rotina, e adoram descansar sobre a sombra do Grande Carvalho. O Jardineiro as colocou lá porque é o lugar mais gostoso do Jardim. O sol as desperta cedinho, aquecendo-as pela manhã, e então nas horas mais quentes do dia o Grande Carvalho protege-as do calor, e no final da tarde descansam assistindo o sol mergulhar nas águas de Além-Mar. Essa é a melhor hora para conversar com elas, pois é quando gostam de contar as Lendas Antigas e se você fechar os olhos e se concentrar, acaba viajando para épocas passadas e vivendo grandes aventuras em companhia das Pequenas Grandes Bonsais.
    Espalhados por vários canteiros pela Praça, estão algumas Tulipas, Camélias, Lírios do Campo, Margaridas e alguns Crisântemos Brancos. Todos estes trabalham em conjunto, cantando sem cessar uma melodia suave que alegra todo o Jardim. Os Brotos Menores que estão nos canteiros ficam a gargalhar sempre, e seu sorriso faz com que as plantas mais antigas fiquem mais felizes e cantem mais bonito. Perpetuando O Encanto do meu Jardim Secreto.
    Em um canteiro de solo encantado há um grupo Mágico de Girassóis, plantados em uma terra misturada e adubada pelas próprias mãos do Jardineiro. Ali, Ele lançou seu Encanto sobre o arado sem ferramentas. A Terra Vermelha, une as raízes dos Girassóis de tal forma que eles não podem ser vistos separados, mas sempre como um só. O trabalho deles no Jardim é espalhar a Luz, eles passam o dia todo acompanhando o movimento do Sol e armazenando sua energia. A noite, já com seu reservatório de Pólen Luminoso tingido nas cores Preto e Roxo, suas pétalas Amarelas reluzem como ouro na escuridão da noite. Eles iluminam todo o Jardim com a ajuda da Luz da Lua Cheia. O Jardineiro se orgulha deles, e os ama e cuida com todo o cuidado.
    Para poder admirar e observar toda a magia de meu Jardim Secreto, sento-me em um Banco de Pedra. Dele posso ver tudo, conversar com todas plantas na Praça e Nos Campos Verdejantes além dela. A pedra cinza de que é feita o banco, tem inscrições douradas, marcadas ali a fogo. Infelizmente não posso contar o que está escrito, mas quem se sentar ali comigo, naquele banco, também possuirá a Chave Pérola que abre os Portões Instransponíveis que guardam o meu Jardim. Ali poderemos passar toda a eternidade vivendo, admirando, crescendo e compartilhando da magia de meu Jardim Secreto.
    Por fim, chego no ponto da lenda onde posso falar do Jardineiro, do Consolador e do Onipotente. Os dois últimos ainda não haviam aparecido na história. Não os incluí porque ambos são Um com o Jardineiro, e este é Um com eles. Diz a Lenda que poucos poderiam acreditar nisso, muito menos entender. Mas ouso perguntar, já viu Magia Mais Perfeita? Que faz: Três serem Um, e Um serem Três? Assim são Eles, incompreensíveis. O Jardineiro é quem cuida de todo o Jardim. Sua Magia permeia tudo e todos, sem ela, o Jardim não seria Glorioso e muito menos teria vida. Suas vestes são Brancas Como A Neve no topo da Grande Montanha. Ele, foi o Único a subir ao ponto mais alto e retornar. Nunca consegui ver o Seu Rosto, mas sei que Ele está sempre sorrindo amavelmente e que cuida do meu Jardim Secreto como se fosse Seu. Não tenho certeza de como Ele conseguiu entrar, mas tenho a impressão que o Jardineiro na verdade sempre esteve lá, e que do meu Jardim, Ele não pretende nunca mais sair.


Assim é o meu Jardim Secreto, o Lugar que ninguém mais pisou.

5 comentários:

Unknown disse...

E disse a Rosa "mas heein" kkkkkkkkkkkk

Cara, parabéns pelo Blog! Sabia qe você também tem as manhas de escrever bem. Bem vindo à ante-sala do nosso consultório.

[ ]`s ricardo

Tita disse...

Poxa, fiquei sem palavras. Me comoveu. Claro que fiquei feliz por me identificar como parte do seu jardim. Sinta-se muito bem-vindo, Rafinha!
Bjos

Lê Cami disse...

"Batatinha quando nasce esparrama pelo chão", prometo que quando der tempo leu seu blog e comento mais um tantão! hehehehe (mas vamos combinar que, para um texto incial, isso ficou mais um livro do que um post, hein? Já é fão da TX??? rs)

Beijos.

Unknown disse...

Filhote, deixe de ser a toa e atualize esse blog! :D

[ ]'s ricardo

Marcia disse...

Nossa!!!!
Colocou todos nós no chinelo!
Muito bom!!!!!
E bem vindo ao condomínio dos insanos!!!rsrsrs!!!